domingo, 23 de janeiro de 2011

A LEI DO BOM SENSO

Faaaaaaaaaaala Galera!!


Dia desses, eu estava em Nova Iguaçu, resolvendo alguns assuntos particulares. Depois de tudo feito, fui comprar pipoca em uma barraca muito conhecida no calçadão do município. Como de praxe, entei na fila e enquanto aguardava a minha vez, reparei num cartaz, no mínimo, curioso. Ele dizia que todos sabemops que gestantes e idosos tem prioridade nas filas, mas pedia aos mesmos, bom senso!! Confesso que fiquei surpreso e muito feliz com quem tomou essa iniciativa, por se tratar de algo muito incomum.


Eu concordo que existem pessoas que por suas limitações físicas, ou por requerer algum cuidado, tenham que ter alguns privilégios, porém existem as "pessoas normais", que são a maioria. Eu acho um abuso, no caso de ônibus, aqueles idosos que pegam a condução cedo, quando todos estão indo trabalhar, com o veículo LOTADO, tenham a cara de pau, de entrar e querer sentar no lugar de alguém que acorda de madrugada, tem que enfrentar aquele sufoco, tanto indo, quando vindo!! Aqui no Rio, existe um cartão de passe especial, onde eles podem ter acesso a diversas viagens por dias em diferentes tipos de transporte público!! O que custa pegar um transporte até o ponto final ou pegar duas conduções, ao invés de atrapalhar a vida das pessoas que trabalham duro, todos os dias?! Como pessoas supostamente mais sábias, podiam ter esse comportamento, mas não, é mais cômodo tirar o conforto do cara que batalha todo dia, pela sua subsistência!!

O mesmo acontece com certas gestantes. Eu pego ônibus com o mesmo grupo de pessoas, quase sempre. Duas dessas mulheres, ficaram grávidas há pouco tempo. Uma delas, sempre pegava no ponto final, junto comigo; a outra, num ponto que suponho, seja próximo a casa dela. Vejam o que é a educação e o bom senso: a primeira, depois de grávida, pega a condução num ponto distante do ponto final, que acredito ser próximo a sua residência, já a outra, passou a pegar no ponto final!! Veja que interessante!! Por que a primeira não continuou com o comportamento de outrora, sendo que a parada inicial da linha é próxima ao ponto onde ela pega hoje?! Dois detalhes: No Rio, os cartões de transporte permitem que uma pessoa possa andar em dois ônibus dentro da cidade, pagando um único. Então o detalhe da passagem cai aí. Segundo que, como disse, o ponto é próximo ao ponto final, sendo que o ônibus dá uma volta dentro do bairro, que demora cerca de 20 minutos, para chegar a parada que me refiro. Esse comportamento me leva a crer que só uma delas tem educação e bom senso, já a outra, aproveita da sua condição, para obter vantagens sobre os outros. Um comportamento digno de uma pessoa mesquinha e medíocre!!

O brasileiro, na sua maioria, é de uma educação muito pequena!! Gosta de levar vantagem, se aproveitar de uma condição, para conseguir algum benefício!! Por esse motivo, um país que tinha tudo pra ser uma grande potência, é o que é: UMA BELA PORCARIA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário