domingo, 6 de junho de 2010

CAPITAL HUMANO!! VALORIZE!!

Graça e Paz a todos!!


Nesse texto, quero tratar de um assunto que tem tudo haver com minha profissão: capital humano. Eu vejo que, em grande parte das empresas, quando há uma crise, a primeira atitude da maioria dos donos de empresas, é cortar benefícios dos colaboradores, quando não, diminuir o seu quadro de trabalhadores. Será que o principal problema da empresa, são seus empregados? Será essa a fórmula mágica para a sanidade financeira de uma empresa, independentemente do negócio?


Eu afirmo que não!! A maioria das empresas, por tratar seus colaboradores dessa forma, tendem a fechar suas portas!! Prova disso são as estatísticas, que constatam um grande número de postos de trabalho fechados, em poucos anos. Alguns vão me retrucar, dizendo que o emprego no Brasil vem crescendo. Eu até concordo, mas quanto tempo esse trabalhador terá seu emprego? As empresas fecham com uma velocidade muito grande, ou as que estão funcionando, na maioria das vezes submetem seus colaboradores a jornadas quase escravagistas, a condições de trabalho inadequadas e a quase nenhum benefício!! Essas empresas, podem apostar, não terão uma vida lá muito longa!! Se você trabalha em uma dessas, pode aprontar seu curriculum e colocá-lo na praça!!

Em contrapartida, temos empresas onde o principal foco é o cliente interno e externo!! São locais de trabalham que valorizam seu capital humano, tratando gente como gente!! Essas empresas crescem e se solidificam no mercado. O motivo? Um bom trabalho de valorização dos colaboradores. Dessas empresas, que vemos na imprensa que estão entre as 100 melhores para se trabalhar, boa parte delas tem esse cuidado com seus empregados. Consequentemente, outros grandes profissionais querem se juntar a esses quadros e os profissionais qualificados que lá estão, não querem sair!!

Um funcionário motivado dá o sangue, se necessário, pela empresa!! Trabalha com prazer, é criativo, quer se atualizar, quer melhorar sempre!! Quem de nós não gosta de se sentir bem aonde está?! Especialmente, quando você passa a maior parte do tempo, nesse lugar?!

Portanto, se você está em uma empresa que te valoriza, que te trata bem, lute por ela!! Cresca com ela e dê valor ao que é feito por você; mas se o seu caso é o contrário, faça o que eu ouvi do meu Bispo num culto lá na igreja: Estude e procure melhorar, mas sem reclamar do seu emprego!!

Abraços e fiquem na Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário